terça-feira, 21 de junho de 2011

Alejandro explica o processo de criar uma música a la Boyce Avenue

Queria colocar um título mais fiel ao post feito pelo blog GET BOYCED , porém iria ficar muito estranho.. Desisti, e vai ficar esse mesmo! rs
A Melenie, dona do blog citado anteriormente, perguntou para o Ale sobre o processo de criar um cover com a cara do BA, e para a surpresa dela e nossa alegria, ele deu uma resposta hipersupermega detalhada, que eu compartilho com vocês agora...
_____________________________________________________________________

Melenie:
Como funciona o processo "boycing"? O que quero dizer é, isso começa com algo simples como ouvir uma canção como esta, e gostando, e em sua mente você escuta como soaria no estilo Boyce? E quem faz a maioria dos "boycing"? É algo em que vocês sentam e trabalham juntos? Ou você dá o lance inicial e depois Daniel e Fabian entram junto no processo? Ou, se o processo varia de música para música?

Alejandro:
Eu normalmente apenas me sento e tento descobrir como a música é tocada originalmente e todos os detalhes. Qual é a faixa dos vocais? Qual é o bpm (tempo)? O que os instrumentos estão fazendo? Existe um monte de melodias icónicas acontecendo? E isso normalmente me deixa saber que instrumento seria capaz de capturar o melhor, acústico/elétrico/piano, esses são os três principais instrumentos e todos têm pontos fortes e fracos, então escolher o caminho certo é a chave. Além disso, você raramente vai querer competir com o original, assim como aconteceu com Superman, eu conheço meus pontos fortes e fracos, eu sei que Jon do Five For Fighting é um pianista muito melhor do que eu, então como eu poderia acrescentar a esta música o piano? Bem, eu nunca o vi tocar uma guitarra elétrica, de modo que isso faria com que o nosso cover fosse único e dessa forma torna-se mais difícil comparar e vamos encontrar o nosso próprio público que goste da tristeza que a guitarra traz sobre o piano. Sabe o que é demais... eu poderia ter acrescentado cajón, percussão e acústico, e transformar Superman em uma grande produção, mas era muito emocional liricamente, assim eu continuei apenas uma voz e uma guitarra para realmente trazer o ouvinte para a música.

Decisões semelhantes acontecem nas filmagens [do vídeo]... ele precisava ser escuro e sério, sem sorrisos levianos, sem cortes rápidos e luzes brilhantes, e poucos filtros nas imagens, porque isso vai contra a vulnerabilidade das letras! Por isso precisava ser um monte de closes para captar todas as pequenas emoções, e as velas eram para adicionar um pouco de paz na coisa toda e alguma profundidade, porque uma imagem em primeiro plano parece mais próxima e pessoal quando há algo desfocado no fundo, como se isso capturasse o foco do público para a pessoa que interpreta :)

De qualquer forma, isso é o que vai para o áudio e um pouco do que vai para o vídeo. E às vezes fazemos coisas por motivos nostálgicos. Como, há 3 anos, Junho de 2008, nós fizemos o cover de Viva la Vida do Coldplay (o maior single líder deles) e agora, Junho de 2011, fizemos o cover do maior single do seu álbum atual, então por razões nostálgicas nós pensamos que seria legal eu tocar acústico e chutar o pedal, como eu fiz há 3 anos... Eu até decidi usar os mesmos sapatos e uma camisa preta e calça jeans ;) E, para filmá-lo no mesmo local. Nós pensamos que seria legal fazê-lo o mais semelhante possível para mostrar de quão longe nós viemos (ou tentamos vir) e como ainda estamos fazendo o que nos levou a começar e o que fez de nós o que somos hoje ;)

p.s. eu me pergunto quantos realmente entendeu tudo isso ;) Mesmo que ninguém o fez, isso foi parcialmente para as nossas próprias razões sentimentais :)

Ótima pergunta! Espero que tenha sido uma resposta decente!
_____________________________________________________________________


Com certeza foi uma resposta decente Alejandro! Adorei saber tantos detalhes.. =D
E já que ele comentou sobre os dois vídeos de músicas do Coldplay:


Ahh Ale, os anos só te fazem bem.. haha *-* Mas acho que o Fabian poderia também estar presente nesse cover, nénão?

Mariana Colombo.

Nos Sigam / Follow Us: @BoyceAvenueBR

Um comentário:

  1. Caraca... Uma super, hiper, mega produção do Alejandro para produzir um cover.. *--*

    Mais uma vez paarabéns pelo post e pelo blog ^^

    ResponderExcluir

Por favor, sejam educados nos comentários. É tudo que pedimos. Obrigada.

Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil