domingo, 13 de setembro de 2009

A Maior Banda de Covers do Mundo

O site/blog The New Rockstar Philosophy, escrito por dois músicos e que tem como objetivo ajudar novos músicos a entender e aprender um pouco sobre a indústria da música, fez um post, dia 30 de agosto desse ano, sobre o Boyce Avenue.

Ou melhor, o post na verdade é uma tentativa de explicar como eles se transformaram na Maior Banda de Covers do Mundo e ao mesmo tempo usar essa tal 'fórmula' (se é que ela existe, além do talento) para ajudar novos artistas.
Apesar de ser um post que mais parece uma teoria da conspiração, é bem interessante. Beleza, tirando a parte que o autor diz que não ficou impressionado com a música. ¬¬'

Abaixo o post traduzido:
___________________________________________________

A Maior Banda de Covers do Mundo (30 de Agosto de 2009)

Sou um fã de Coldplay.

Então, antes de Viva La Vida/Death And All His Friends fossem lançados, eu queria ouvir algumas faixas. Eu vi um comercial da Apple para Viva La Vida e pensei que poderia ter alguma versão ao vivo da música inteira no YouTube. Eu não encontrei uma versão oficial ao vivo, mas eu encontrei por acaso o cover dessa banda chamada Boyce Avenue.

Fiquei impressionado que tinham aprendido a música antes de ter sido lançada oficialmente, porque sabiam que os fãs Coldplay estariam procurando por ela. Dei uma olhada em seus outros vídeos e percebi que perto de 40 músicas que havia ali, eram covers. Todos esses covers giravam em torno de mais de um milhão de visualizações cada um e eu me perguntei como será que iam as músicas próprias. Para minha surpresa, suas próprias canções tinham muitas exibições também, não tanto como os covers, mas muito mais do que a maioria das bandas sem gravadoras. Eles venderam mais de 8000 cópias do seu cd original no iTunes e também estão vendendo os covers no iTunes também (obviamente tendo que pagar os direitos autorais, mas mesmo assim).

Deixei o canal deles impressionado com o trabalho duro, mas não muito impressionado com a música (mas quem se importa, eu não sou quem eles querem atingir de qualquer forma). Voltei há pouco tempo para ver o que tinha sido atualizado, e fiquei completamente atordoado com o que vi. Esses caras fizeram uma turnê nas Filipinas e pelo vídeo da turnê que eles colocaram, eles foram saudados como eram saudados os Beatles. Sem brincadeira. Esses caras tinham milhares de fãs gritando para eles quando eles entraram no palco, eles tinham outdoors promovendo a sua chegada, e foram em vários programas de rádio.

Foi uma loucura! Eu não podia acreditar.

De qualquer forma, eu quis resumir o que eles fizeram (e continuam fazendo) em um sentido estratégico pra vocês.

1. Divulgue músicas que todos estão procurando
Esses caras obviamente querem atenção como objetivo final e, assim, gravam músicas populares para aumentar as chances de serem descobertos por acaso. Isso funcionou e continua funcionando. Eles não estão empurrando suas músicas nas pessoas, eles estão puxando-as através de seus covers.

2. Eles construíram uma longa teia de conteúdo que é continuamente atualizado
-Quem gostou tem uma razão para voltar.
-Novos internautas têm muito entusiasmo de ficar pesquisando novidades.
-Mais conteúdo = mais chances de ser encontrado.
-Cada vídeo promove o seu conteúdo próprio e algo que você pode comprar.

3. Eles provavelmente planejam suas turnês através das análises do YouTube (YouTube’s Analytics)
Eles provavelmente marcaram a turnê nas Filipinas baseando-se nos resultados das visualizações do YouTube. Existiam muitas visualizações vinda da Filipinas, então eles decidiram ir onde os fãs estavam e fazer dinheiro em sua primeira turnê internacional. Agora eles estão promovendo shows na Europa. Cada vídeo está promovendo esses shows! Influenciar é algo inteligente.

E você tem isso. Um exemplo de uma atuação sem gravadora, vinda de um trabalho duro, e tendo resultados enormes. Independentemente da música, espero que tudo isso lhes inspirem em seus próprios esforços para se promoverem. Vocês não tem que fazer 40 covers tops, se não é isso que estão tentando alcançar. Apareçam com idéias que interessarão seus ouvintes-alvos.

Vou deixar vocês com o vídeo da turnê deles pelas Filipinas.


___________________________________________________
Por Hoover e/ou Voyno.
Fonte: The New Rockstar Philosophy

Um grande p.s.: será que o autor do texto não encontrou NENHUMA foto mais recente?

Mariana Colombo :)

4 comentários:

  1. Que é a maior banda de cover isso eles tem razão, mas criar esse passo a passo de "faça sucesso rápido" como se a banda não fosse boa no que faz, isso é inaceitável. Já vi muitos cover's de dar vengonha (que até minha vó faz melhor). Mas o Boyce está além, por isso trato essa reportagem como uma crítica construtiva.

    ResponderExcluir
  2. ENCONTREI A BANDA POR ACASO, PROCURANDO UMA MÚSICA DA BEONCE E ACHEI O BOYCE AVENUE E HJ ADORO A BANDA, QUERIA INFORMAÇÕES SOBRE CDS DELES..

    ResponderExcluir
  3. Ola! Tava por aí viajando na internet procurando algo mais concreto sobre o Boyce e me deparei com seu Blog! Nossa adorei, amo a banda e infelizmente ainda não se encontra muita coisa deles no Brasil, espero que logo o número de amantes de BA aumente tanto que passe a se ver pelas ruas camisetas, cds para vender nas lojas, e eles finalmente venham ao Brasil nos presentear com um show, em São Paulo também, eu estarei lá, com certeza! Parabéns pelo seu Blog, acompanharei sempre, amei!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    poderia listar as musicas autorais deles? queria baixar mais não consegui a lista.

    ResponderExcluir

Por favor, sejam educados nos comentários. É tudo que pedimos. Obrigada.

Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil