sexta-feira, 12 de março de 2010

[Coluna] Eu estou falando de Música.


Antes de tudo gostaria de deixar claro que as matérias escritas por mim são de cunho pessoal, aliadas a alguma pesquisa e experiência. Não pretendo aqui dizer nenhuma “verdade absoluta”, mas apenas dar início a algum pensamento e consideração.

Canto, dom ou aprendizado?

Algumas pessoas nascem com uma habilidade natural para o canto, uma voz bela e agradável, amplitude, afinação, etc. Geralmente a família percebe essa habilidade quando na infância. São vozes que “saem” naturalmente, aparentemente sem esforço e fazem sucesso por onde passam (como nossos amados meninos). Mas até mesmo essas pessoas, se escolherem a música e tom inadequados para seu timbre, certamente não terão o mesmo resultado. A escolha do repertório, da tonalidade, do ritmo, pode contribuir ou atrapalhar o desempenho do cantor. Por isso, independente de ter ou não habilidade, o estudo é imprescindível.

Alguns cuidados também devem ser adotados: uma alimentação saudável, evitando cigarro, esforços desnecessários da voz ( falar alto, gritar, etc.), dormir o suficiente para o descanso da voz, beber água em temperatura ambiente, antes e durante o canto, comer maçã (a maçã funciona como adstringente limpando as cordas vocais e também exercitando a musculatura da boca) e aquecimento adequado da voz.

Para os que não nasceram com esta sorte, as aulas são fundamentais, é possível educar a voz, aprender a cantar corretamente. Exercícios e muito treino podem fazer com que qualquer pessoa cante. Porém é claro que algumas particularidades devem ser observadas: Cantar “certo” é diferente de cantar “bem”. Mas a perseverança vale muito mais do que ter somente habilidade. Grandes são os talentos musicais desperdiçados por falta de dedicação, persistência e apoio (infelizmente).

Se você já canta ao acordar, se cantar é o seu sonho, meu conselho é que lute por ele, busque-o. Se mesmo assim você não alcançá-lo, ao menos terá a tranqüilidade de dizer que fez o possível.
Nesta vida, o aprendizado e a vitória estão muito mais no caminho percorrido do que propriamente no objetivo alcançado.

Veridiana Vieira
________________________________________________________

Para também ser um colunista do blog Boyce Avenue Brasil, clique aqui.

Nos Sigam / Follow Us: @BoyceAvenueBR

Um comentário:

Por favor, sejam educados nos comentários. É tudo que pedimos. Obrigada.

Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil
Boyce Avenue Brasil